cera de ouvido

5 coisas que a coloração da cera de ouvido pode revelar sobre a sua saúde

A cera de ouvido, ou cerume, é uma substância natural produzida pelas glândulas dos ouvidos e cuja função é proteger a pele do canal auditivo externo. Dentre as principais características dessa substância, está a presença de anticorpos e um pH ácido (que combatem germes presentes no ouvido).

A consistência pegajosa do cerume ajuda a fazer grudar nele corpos estranhos minúsculos, também serve como lubrificante do canal auditivo. Além de toda a função protetora, a cera de ouvido pode relevar alguns aspectos da saúde da pessoa. Pode parecer estranho, mas a cor dessa substância pode ser um sinal de atenção ao corpo. Veja mais a seguir.

O que a coloração da cera de ouvido pode indicar

  1. Poeira e poluição: a cera com aspecto cinza pode ser um sinal de muita poeira e poluição no ambiente e um resultado do processo natural de limpeza do ouvido. Mas, se for seca e quebradiça e se o seu ouvido estiver coçando, isso pode ser sinal de eczema.
  2. Tímpano perfurado: cera avermelhada pode ser sinal de manchas de sangue no ouvido e de tímpano perfurado. Isso pode causar infecções no órgão, que podem evoluir para uma otite, por exemplo, e acabar comprometendo a audição.
  3. Estresse: quando a cera atinge o tom de marrom muito parecido com o do café, ela pode indicar que o seu organismo passou por um forte estresse recentemente.
  4. Falta de vitaminas: a cera esbranquiçada pode ser sinal de que o seu organismo está com falta de algumas vitaminas e microelementos, como o ferro e o cobre.
  5. Alta produção de cera: o cerume escuro e pegajoso indica que você, por alguma razão, tem produzido mais suor que o habitual. Não representa qualquer perigo, mas pode contribuir para que o seu odor corporal fique um pouco mais forte.

Pode ser normal a cera escorrer pelo ouvido ocasionalmente, como parte do processo natural de limpeza. Mas, quando a substância jorra em grande quantidade e contém pus ou sangue, isso é um sinal claro de tímpano perfurado, e é preciso procurar ajuda médica.

Como limpar os ouvidos

É importante ressaltar que, apesar do hábito, não é recomendado o uso de hastes flexíveis para a limpeza do ouvido. O movimento incorreto e até mesmo o mau uso do cotonete pode empurrar a cera para dentro do ouvido, obstruindo o canal e dando a sensação de surdez. O ideal é fazer a limpeza com um médico otorrino, mas, se o procedimento em casa for inevitável, tenha cuidado!

Ao notar que o ouvido está sempre entupido, que a sensação de zumbido e a coceira não passam, procure um profissional especializado para analisar o canal auditivo. Além disso, ao notar qualquer diferença na sua cera de ouvido, procure um especialista. Os nossos ouvidos são órgãos sensíveis e precisam de cuidado na hora do tratamento.

Quer saber mais? Clique no banner!

Powered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp