pregas vocais

9 sintomas de alterações nas pregas vocais

As pregas vocais, popularmente conhecidas como cordas vocais, estão localizadas no interior da laringe e são formadas por tecidos musculosos. Constituídas por fibras elásticas que vibram e se movimentam, elas são essenciais no processo de fonação. As pregas vibram devido ao ar vindo do pulmão. Essa movimentação é o que provoca a produção do som. A articulação da boca em conjunto com a caixa de ressonância completa esse processo de emissão da voz. 

Quando existe alguma alteração nas cordas vocais, o som emitido pela voz pode sofrer alteração. 

Sintomas

Sintomas de alterações nas pregas vocais podem surgir por diversos fatores. Os sinais mais comuns de que há algo de errado com as cordas vocais são:

  1. Rouquidão
  2. Voz com baixa intensidade
  3. Voz áspera
  4. Dor ao falar
  5. Voz que se cansa facilmente
  6. Perda de voz
  7. Dificuldade de respirar e engolir
  8. Alterações no tom da voz
  9. Voz que não consegue se projetar 

Causas

Diversos fatores podem causar alterações na voz. Entre eles, estão:

  • Nódulos
    São comuns em pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho, como em cantores, professores e radialistas. Os nódulos são protuberâncias duras e são ocasionadas pelo abuso da voz. 
  • Pólipos
    São provocados por exposição prolongada a agentes considerados irritantes, como o cigarro ou pelo abuso da voz.  
  • Úlceras de contato
    Não tão comuns, as úlceras são feridas nas cordas vocais. Elas aparecem quando existe esforço vocal ao falar. O refluxo gastroesofágico também pode causar e agravar essas feridas. 
  • Inflamações
    Inflamações como laringite também causam alterações nas cordas vocais. Elas podem ser ocasionadas por abuso vocal, alergias, infecções, refluxo gastroesofágico, uso de álcool e cigarro.
     
  • Paralisia
    Acontece quando há uma lesão nos nervos que comandam as pregas. A paralisia pode ser causada por problemas cardíacos, tumores localizados próximos às pregas e cirurgias. Ela acontece quando as cordas vocais não conseguem se movimentar normalmente, o que acaba afetando a projeção da voz. Essa condição pode acontecer em uma ou em ambas cordas vocais e ser total ou parcial. Quando a paralisia é total, a respiração é, também, prejudicada.
     
  • Tumores
    Para causar alterações na voz, o tumor pode ou não estar localizado nas cordas vocais, ou seja, ele pode se originar na laringe ou na hipofaringe. O problema é que, quando surge em outro local e afeta a voz, o tumor encontra-se em estágio avançado e pode até ter sofrido o processo de metástase, chegando às cordas vocais. Os tumores nessa região geralmente são causados pelo uso excessivo de cigarro e álcool. 

Algumas pessoas estão mais suscetíveis a ter complicações e alterações nas cordas vocais. Profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, como cantores, professores, radialistas, locutores, e operadores de telemarketing, estão na lista.

Além disso, o consumo exagerado de álcool, cigarro e cafeína também podem causar modificações e patologias nas cordas vocais. Por isso, se o sintoma parecer simples, mas for recorrente ou persistente, é imprescindível que se procure um médico otorrinolaringologista para uma avaliação. Alterações nas pregas vocais podem ter causas simples e de fácil tratamento, mas também podem indicar algo mais sério e com necessidade urgente de tratamento. 

Quer saber mais? Clique no banner!

Powered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp