problemas no sono

Conheça 4 doenças causadas por problemas do sono

O sono é um dos cuidados mais importantes com a saúde, pois é nesse momento que diversas funções orgânicas são realizadas, como a produção de alguns hormônios, além do relaxamento necessário para o bom funcionamento do organismo como um todo.

Assim, os problemas do sono, como pouco tempo dormido, sono agitado, entre outros, podem levar ao desenvolvimento de doenças provocadas pela baixa qualidade do sono.

Confira  4 doenças ou problemas que podem ser causadas pelas dificuldades no período do sono. Boa leitura!

1. Envelhecimento precoce

O sono é essencial para que o corpo produza hormônios como a melatonina e o hormônio do crescimento, que possuem um efeito rejuvenescedor para o corpo, uma vez que são responsáveis, por exemplo, por garantir a elasticidade da pele.

Assim, os problemas do sono podem favorecer o surgimento de rugas, bem como acarretar uma pele sem viço e com mais marcas e linhas de expressão, por exemplo. Dessa forma, o envelhecimento precoce é um dos maiores problemas ocasionados pela falta de sono.

2. Diabetes

A falta de sono pode provocar o desenvolvimento de algumas doenças bastante sérias, como a diabetes tipo 2. Isso acontece devido ao fato de que a estabilização dos índices glicêmicos acontece durante o sono, e os problemas do sono podem causar um descontrole dos níveis de glicose, levando ao desenvolvimento de diabetes.

Além disso, em pessoas que já têm diabetes, é possível que os problemas do sono façam com que o organismo desenvolva uma resistência à insulina, de forma que possam ocorrer problemas maiores, devido ao efeito menor da insulina no corpo.

3. Hipertensão arterial

A pressão arterial também pode ser diretamente afetada pelos problemas do sono, uma vez que uma noite mal dormida pode representar uma grande carga de estresse para as pessoas. Dessa forma, o corpo tem uma maior descarga de adrenalina e não consegue descansar corretamente.

Assim, o resultado de problemas constantes do sono é o desenvolvimento de hipertensão arterial, pois os efeitos dessa alta carga de estresse e de adrenalina no organismo pode se tornar permanente, levando o paciente a esse problema, sofrendo também de seus problemas consequentes.

4. Baixa imunidade

O sono é o período no qual vários processos ocorrem no corpo, como a produção de anticorpos, por exemplo. Dessa forma, os problemas do sono causam uma baixa produção dos anticorpos, fazendo com que a imunidade do corpo seja afetada e, assim, o organismo não consegue impedir uma série de problemas e doenças, como as infecções.

Por isso, é comum que as pessoas que sofrem com problemas do sono estejam constantemente doentes, uma vez que seu corpo não consegue produzir anticorpos suficientes para evitar que os problemas de saúde se manifestem.

Além de tudo isso, os problemas do sono podem também causar outras consequências, como dificuldades de memória e mau humor, uma vez que o corpo se sente constantemente cansado e não consegue realizar ações normais.

Quer saber mais? Clique no banner!

Powered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp