sonambulismo

Sonambulismo: por que acontece e como tratar

O sonambulismo é um distúrbio que faz com que as pessoas realizem diversas ações durante o sono. Essas ações podem ser simples, como falar, sentar e movimentar-se, ou coisas mais complexas, como caminhar e realizar outras atividades.

No entanto, tudo que o sonâmbulo faz durante suas crises é feito sem que haja a consciência de seus atos, pois, na prática, a pessoa ainda está dormindo, sem conseguir controlar seus movimentos ou ações. Isso também faz com que os sonâmbulos não se lembrem daquilo que fizeram durante suas crises de sonambulismo.

De forma geral, as crises desse distúrbio acontecem na primeira metade do sono, ocorrendo com muito mais frequência em horários próximos aos que os sonâmbulos vão se deitar. Dessa forma, os horários mais comuns em que são apresentadas as crises de sonambulismo são por volta de meia-noite até uma hora da madrugada.

O que causa o sonambulismo

As causas exatas das crises de sonambulismo não são completamente conhecidas, podendo variar de acordo com cada caso e com o histórico de cada paciente que sofre com os quadros de sonambulismo.

No entanto, há alguns fatores em comum para o desenvolvimento do sonambulismo, os quais podem propiciar o despertar inconsciente durante o sono e suas consequências.

A falta de sono por um longo tempo é um dos fatores mais comuns para os quadros de sonambulismo e ocorre especialmente quando o sonâmbulo se deita após esses espaços sem sono. Dessa maneira, manter uma rotina equilibrada de sono é uma excelente maneira de se evitar os quadros de sonambulismo.

O estresse e a ansiedade também são fatores comumente relacionados ao sonambulismo, uma vez que provocam um sono mais agitado e menos períodos de descanso para o corpo.

A utilização de alguns tipos de medicamentos e o consumo frequente de bebidas alcoólicas são outros possíveis fatores que podem desencadear episódios de sonambulismos, especialmente quando ocorrem pouco antes de dormir.

Tratamento do sonambulismo

O tratamento de sonambulismo depende muito de cada caso e das condições específicas de cada paciente sonâmbulo. Como grande parte dos casos é de crianças, é comum que haja uma orientação para que o sonâmbulo seja observado apenas para que não se coloque em situações de risco, sem nenhum tipo de tratamento complementar.

Já em alguns casos, o uso de medicamentos é feito para buscar amenizar as possíveis causas do sonambulismo e proporcionar um sono ininterrupto aos pacientes. No entanto, é comum que os medicamentos sejam utilizados apenas em ocasiões nas quais o distúrbio comece a representar algum perigo ou dificuldade na rotina dos pacientes ou na de suas famílias.

Assim, para que se conheça o método mais adequado de tratamento, deve ser realizada uma consulta com um médico especialista, que poderá avaliar as causas exatas e o risco de cada caso de sonambulismo.

Quer saber mais? Clique no banner!

Powered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp